Decodificando o Tipo

L = Caminhão toco ou truck
LA = Caminhão 4x4
LAK = Caminhão Basculante 4x4
LS = Caminhão Trator
LK = Caminhão Basculante

Nos modelos novos, quando constar:
"S" = é cara chata Ex. 1938 S = modêlo 1938 cara chata
"M" = Mecanismo. Ex.: Compactador de Lixo
"K" = Caçamba Basculante
"A" = Agricultura 4x4
"B" = Betoneira


Fotos obtidas na página da Mercedes na Internet na secção histórico DaimlerChrysler

1956 - L 312 (Carga útil de 5 a 6 t), o "Torpedo" primeiro caminhão Mercedes-Benz produzido no Brasil 1958 - Reestilização da cabina com o lançamento do caminhão LP 321 com carga útil de 10t.
1960 - Chega ao mercado a versão com tração total 4x4 dos caminhões médios 3211964 - Início da fabricação da família de caminhões médios L/LK/LS-1111 com cabina semi-avançada. Considerado um dos principais marcos de qualidade e durabilidade da marca Mercedes-Benz.
1967 - Caminhão LP 1520, nas versões LP/LPK/LPS 1970 - Lançamento do caminhão médio L/LA/LK/LAK/LS-1113, com motor OM-352 (peso bruto de 11t).
1970 - São lançados os semipesados L1313 e L1513 e os 2013 (6x2) e 2213 (6x4), pioneiros na tecnologia de motores com injeção direta.(foto 1976) 1970 - Caminhões L 1313 (foto 1976)
1972 - Caminhão Leve 608 D, o primeiro de seis toneladas com motor Diesel com motor OM-314: (pbt 6 t) 1975 - Caminhão LS 1924 A Caminhão-trator pesado CMT: 40 t Motor Diesel OM-355/6 A (foto 1975)
1977 - Caminhão L 2219 - 6x4 Caminhão pesado PBT: 22,0 t cmt: 32,0 t. Motor Diesel OM-355/5 1982 - Caminhões: Reestilização da cabina, dos médios aos pesados. Cara Preta
1984 - Caminhão - LS 1932 Caminhão-trator pesado PBTC: 45t Motor Diesel OM-355/6 LA 1988 - Caminhões-tratores pesados LS-1934, com motor OM 355/6LA, 340 cv, pbt de carga 45t, cmt 70t
1988 - Início da renovação total da linha de caminhões, com os leves 709 1989 - Lançamento da família HPN, com motor OM 366, que inclui caminhões como o L 1214 e o L 1218 com nova geração de cabinas
1990 - Caminhões pesados L/LS-1625 1990 - Caminhões LS 1935
1991 - Caminhão Médio 1214 com motor OM-366 (136 cv NBR a 2800 rpm) e peso bruto total de 11,5t. 1992 - Caminhões leves 712: motor OM-364 A: PBT 6,7t, PBTC 9,1t
1993 - Lançamento dos caminhões pesados L 2325 (6x4) e extrapesados LS 1935 e 2635 (6x4), primeiro fora de estrada deste segmento da Mercedes-Benz. 1996 - Série Brasil: modelos com visual mais moderno, maior potência e desempenho nas categorias de médio e semi-pesado.
1999 - LS-1938 equipados com motor série BR-450 que faz parte de uma geração de veículos com tecnologia inovadora, dotada de sistema de injeção eletrônica. 2000 - 1938 S - A Mercedes-Benz entra no segmento Extra Pesado com cabina avançada basculável (teto alto).
2001 - 1938 S 6X2 teto baixo 2001 - 1944 S 4X2 teto alto
2001 - Lançada geração eletrônica de veículos médios e semipesados L 1418 EL, L 1622 e L 1218 EL. 2002 - Caminhão Urbano 1420 Equipado com motor OM 366 LA, turboalimentado com intercooler, produzindo potência de 211 cavalos a 2.600 rpm e torque de 67 mkgf a 1.400 rpm.
2002 - 1318 - Esse modelo atende o transporte de cargas rápidas na distribuição urbana e nas curtas e médias distâncias rodoviárias. Equipado com o motor eletrônico Mercedes-Benz OM 904 LA 2002 - 1944 S - Caminhão de maior potência e torque para o transporte rodoviário de cargas. Versões 4X2 e 6X2, o modelo é equipado com motor eletrônico de 435 cavalos a 1.900 rpm e 204 mkgf a 1.100 rpm.
Inicio da produção com Cara Preta

- L-1113 (outubro de 1981 e agosto de 1982);
- L/LS-1313 (outubro de 1981);
- L-1513/2013 (novembro de 1981);
- L-2213 (maio de 1983);
- L/LS-1519 e L/LK-2219 (outubro de 1981);
- LK-1113/1313/1513 (outubro de 1981);
- LK-1519 e LB-2219 (fevereiro de 1982);
- L-1316/1516 (fevereiro de 1982);
- LK-1316/1516 (fevereiro de 1982);
- L/LK-1113 (fevereiro de 1983);
- LS-1924 (agosto de 1983);
- LS-1924 cab. leito (dezembro de 1981);
- LS-1924A cab. leito (junho de 1982);
- LS-1929 cab. leito (dezembro de 1982).

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